O médico Esteban Bordones Arancibia, que atende em Arvorezinha, é o primeiro na região, a utilizar tratamentos em pacientes à base da cannabis. Atualmente apenas 10 a 15% dos médicos em todo o Basil, fazem uso do tratamento. “Ainda falta muito pelo preconceito”, destacou.
De acordo com Esteban, os medicamentos com fórmula a partir da cannabis é utilizado em tratamentos para dor crônica, esclerose múltipla, epilepsia, inflamações, autismo, fibromialgia, parkinson, alzheimer, depressão, ansiedade, síndrome do pânico, esquizofrenia, bipolaridade, insônia, TDAH, dependência química, dor neuropática, dor crônica, enxaqueca, doença de chron, câncer, distúrbios do apetite, artrite, reumatóide, psoríase, dermatite atópica, asma, glaucoma, HIV, lombalgia, tendinite, artrose, endometriose, cimatério, pós-covid, epidermólise bolhosa, alopecia areata, recuperação de lesões entre outras.
Para obter o tratamento à base de cannabis, o primeiro passo é uma avaliação médica para obter uma receita, posteriormente se solicita uma autorização da Anvisa para importação do medicamento e realizar a compra através de empresas autorizadas.
Atualmente, a lei brasileira permite que empresas brasileiras produzam os medicamentos, porém os insumos precisam ser importados, uma vez que o plantio da cannabis não é permitido, exceto por autorizações judiciais. Os médicos estão autorizados à consulta médica para avaliação, mas a autorização para a compra é da Anvisa.
Esteban ainda explica que existem os óleos, gominhas, flor para crises, cremes para massagens, cápsulas, gel, creme dental, sabonete, mas destaca que o uso do medicamento vai depender da doença do paciente explicou as vantagens, em que verificou em seus pacientes, uma melhora da dor, aumento de disposição, melhora dos sintomas depressivos, demonstrando mais alegria. “É uma área de expansão, não é o mesmo produto que é consumido na rua, é um medicamento produzido em laboratório e com fins medicinais e que as pessoas deixem o preconceito e busquem mais conhecimento”.
Acrescentou ainda que o produto que indica nos tratamentos é importado dos Estados Unidos, livre de bactérias e com procedência, possuindo atualmente em seu consultório, cerca de 50 pacientes da região Alta do Taquari que têm feito uso do tratamento.
O consultório do médico está localizado no Ed. Ari Roman, Sala 211, no centro de Arvorezinha e o telefone para agendamentos é 51 99946 6464.
Quem também quiser seguí-lo no instagran para maiores informações, pode procurar em Esteban Tarek Bordones Arancibia.