Geral

Aplicativo desenvolvido pela Brigada Militar de Arroio do Meio poderá ser adotado em todo o estado

O aplicativo Polícia Online, desenvolvido pela Brigada Militar de Arroio do Meio, com apoio do CONSEPRO municipal, entrou em fase de implantação no Vale do Taquari. A ideia é que o vale sirva como piloto para que seja analisada a viabilidade de adoção da ferramenta em todo o estado. Criado para ser um canal alternativo de comunicação entre a Brigada de Arroio do Meio e a comunidade daquele município, APP traz uma série de benefícios para os cidadãos e para o comando da instituição.
Aquele cidadão que baixar o aplicativo e fizer o cadastro completo poderá fazer a comunicação de ocorrências policiais por meio virtual, o que possibilita a inclusão de fotografias e áudios para auxiliar a descrição da emergência. Outra facilidade é a rapidez e precisão para informar o local da ocorrência, uma vez que o comunicante ao responder que está no local da ocorrência, com um simples toque na tela envia sua localização para a guarnição da Brigada Militar que, de posse do comunicado, abre automaticamente a rota mais rápida para chegar até o comunicante. Ao final o comunicante ainda pode avaliar o atendimento policial.
A APP ainda possibilita que sejam feitas chamadas telefônicas para a guarnição de serviço. Nesse caso, o sistema identificará a viatura disponível mais próxima, efetuando a ligação. Caso a pessoa assim deseje, poderá fazer uso da ligação para o telefone 190 também por meio do aplicativo. Outro recurso é a possibilidade de fazer denúncias anônimas, única comunicação que pode ser enviada sem ser preenchido o cadastro. No entanto esse recurso não se presta a acionar a guarnição naquele momento, servindo apenas para planejamento da instituição e tomadas de providências futuras.

Como ferramentas a disposição do comandante está a possibilidade de visualização da localização da viatura em tempo real. O aplicativo ainda permite que as determinações e ordens a sejam enviadas virtualmente aos policiais. O comandante também pode informar à população sobre as atividades da Brigada Militar ou ainda alertar sobre ações criminosas na área de atuação.
Outro importante recurso é o botão do pânico, que é disponibilizado apenas para pessoas que estejam em situação e risco excepcional, quando então poderão acionar uma viatura com um único toque na tela. Ainda, em razão dos registros eletrônicos deixados pelos aparelhos, os trotes são facilmente identificados, possibilitando a identificação destes infratores e sua responsabilização.
A instalação pode ser feita através do site https://policiaonlineapp.com.br/, ou ainda através do Play Store para os dispositivos com sistema Android. O sistema IOS ainda não foi contemplado, o que deverá acontecer no início de 2020.

Apresentado pelos oficiais do Vale do Taquari ao Comandante Geral da Brigada Militar durante sua visita, o Coronel Rodrigo Mohr Picon teceu diversos elogios para a iniciativa local, sugerindo que o vale implantasse o projeto piloto para análise de possível expansão para todo o estado. Diante do desafio, o comandante do CRPO-VT, Coronel Giuliani iniciou o processo de instalação do recurso, o que demanda algum aporte financeiro. Assim, em breve, possivelmente todos os cidadãos poderão se comunicar com a Brigada Militar de seu município com alguns simples toques, melhorando o trabalho da instituição e a preservação da ordem pública.

Jornal Noitiserra Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
Jornal Noitiserra Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
Latest Posts