Geral

Sul Meteorologia explica eventos de temporais

O Sul Meteorologia conta com dois meteorologistas que dispõe de informações que contribuem em eventos ocasionados pelo tempo, Müller Jr Martins dos Santos e Vitor Goede. Em entrevista ao jornal Notiserra nesta quarta-feira (30), o meteorologista, Müller Jr Martins explicou como as instabilidades se formam.

Segundo ele, o que tem causado dias seguidos com instabilidades no estado, principalmente nos municípios da metade sul, é resultado da atuação conjunta entre um bloqueio em médios níveis da troposfera centrado sobre a região do Paraguai e Mato Grosso do Sul, e as configurações dinâmicas e termodinâmicas atmosféricas na região do estado, onde resultaram na presença de um cavado em superfície nos últimos dias, sendo todos estes os ingredientes para as instabilidades. Como muito ar aquecido ingressa das áreas do norte do continente para o estado, as nuvens de chuvas ficaram mais desenvolvidas, o que potencializou a formação de temporais.

Sinalizou ainda que normalmente estas configurações ocorrem de forma rápida, mas como nestes últimos dias há a presença de bloqueio em altitude, o cavado não avançou em seu escoamento básico e assim persistiu sobre o estado. Somente a partir de amanhã, finalmente o cavado em superfície configura-se como um sistema de baixa pressão, e este conseguirá impulsionar uma frente fria sobre o estado, onde na sexta-feira já estará afastando-se, deixando assim o tempo mais firme neste dia. No entanto, no final de semana as condições de instabilidades retornarão.

Explicou ainda que a primavera por si só já é um período em que ocorre com mais frequências chuvas como temporais, pois os sistemas frontais quando ingressam do sul do continente para o estado encontram um ar mais aquecido comparado ao inverno. Quanto mais aquecimento, maior os riscos de temporais devido o choque entre o ar quente e frio. Essas características, associadas às condições de bloqueio destes últimos dias, permitiu muitas nuvens de chuvas no estado. O mês de outubro está com precipitação acima da média em boa parte do estado, sobretudo a metade sul. Esta condição de chuva acima da média era esperado pelo boletim climático. A tendência é que estas instabilidades abrangentes e volumosas persistem ao menos até os 10 primeiros dias de novembro, ficando o decorrer do mês com chuvas dentro da normalidade.

Nesta quarta-feira (30) diversos municípios de abrangência do Jornal Notiserra, presenciaram o dia virar noite, que segundo o meteorologista, as nuvens ficaram muito convectivas nesta tarde na região. Quanto mais convectivas, maior é sua abrangência na vertical, o que resulta assim em uma maior camada de nuvens que bloquearam a radiação solar na superfície, dando o tom escuro e a sensação de anoitecer em plena tarde.

Os núcleos de chuvas que atingiram os municípios nesta tarde, já haviam sido informado no último alerta pelo site.

Jornal Noitiserra Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
Jornal Noitiserra Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
Latest Posts